domingo, 15 de junho de 2008

Trânsito nos principais postos fronteiriços: Ligeiros

Quando falamos em trânsito nos principais postos fronteiriços temos de distinguir entre o trânsito de ligeiros e o trânsito de pesados. Obviamente não é a mesma coisa, já que o trânsito de pesados normalmente tem um carácter mais internacional: um camião pode sair do Porto ou Lisboa e ir até Madrid, Paris, Bruxelas ou Estugarda, por dizer algumas cidades europeias. O trânsito de ligeiros, no entanto, muitas vezes é local, misturando-se com aqueles que também fazem longas viagens. Embora não existam estatísticas nesse sentido, há que ter em conta os movimentos daquelas pessoas que vivem num país e vão trabalhar no vizinho: médicos espanhóis que trabalham em Portugal, portugueses que trabalham, por exemplo, na construção em Espanha, etc. Também existem pólos de atracção vários como podem ser Vigo e Badajoz para os portugueses ou Elvas e Chaves para os espanhóis, enquanto trânsitos locais.

O número de veículos diários tem muito a ver com a população mas também com a intensidade dos movimentos transfronteiriços. Quanto ao trânsito de ligeiros, os dez postos fronteiriços mais frequentados em 2004 eram, por esta ordem, os seguintes:

1- Tui - Valença (Ponte nova sobre o Minho): 14.604
2- Ayamonte - Monte Francisco (V. R de Santo António): 9.750
3- Elvas (Caia) - Badajoz: 8.096
4- Tui - Valença (Ponte velha): 5.369
5- Fuentes de Oñoro - Vilar Formoso: 5.356
6- Salvaterra do Minho - Monção: 4.970
7- Feces de Abaixo (Verín) - V. V. da Raia (Chaves): 4.279
8- Goián - V. N. de Cerveira: 3.208
9- Retiro (Campo Maior) - Badajoz: 2.143
10- Vva. del Fresno - São Leonardo (Mourão): 1.803

Uma análise rápida destes dados indica-nos que dos dez postos fronteiriços, cinco são entre Portugal e a Galiza, três entre Portugal e a Extremadura espanhola, um com Castela e Leão e outro com a Andaluzia. Portanto, verifica-se a forte intensidade dos contactos transfronteiriços entre a Galiza e a região Norte. Para além destes postos fronteiriços, existem mais sete que apresentam uma intensidade média >1000 veículos/dia, sendo que quatro desses também são galegos, um da Extremadura espanhola, outro da Andaluzia e mais outro de Castela e Leão.

O destaque, neste sentido, vai de forma muito clara para a Galiza. Somando os dois postos fronteiriços de Tui - Valença, a intensidade média diária é de cerca de 20.000 veículos/dia, o que significa que as relações transfronteiriças são muito fortes, uma vez que nem Tui nem Valença são zonas com muita população que justifiquem tal trânsito. Recordemos que não estamos a falar nem das povoações mais próximas a Vigo nem do Grande Porto. Mas há também resultados surpreendentes como a intensidade existente entre Salvaterra do Minho e Monção. Já no caso de Goián - V. N de Cerveira, temos de ter em conta que a nova ponte sobre o Minho abriu precisamente no ano de 2004, pelo que é muito provável que o trânsito hoje seja bem maior. Tendo em conta apenas os postos com > 1000 veículos/dia, os postos fronteiriços que ligam a Galiza com Portugal totalizam uns 37.721 veículos/dia, o que, sem dúvida, é uma quantidade importante.

A Extremadura espanhola é outra região que também se caracteriza pelos intensos contactos transfronteiriços. Isto é particularmente notável nos acessos a Badajoz, fazendo um total de 10.239 veículos/dia nas fronteiras do Caia e do Retiro, o que é mais uma amostra da importância das relações de Badajoz com Elvas e Campo Maior e que de certeza aumentaram ainda mais com factos como o preço dos carburantes ser mais barato em Badajoz ou o fecho da maternidade de Elvas. Com os restantes postos fronteiriços de >1000 veículos/dia, a Extremadura fica em segundo lugar com 13.225 veículos/dia em média.

A Andaluzia é a região que fica em terceiro lugar. A fronteira de V. R. de Sto. António é a segunda do país pelo seu trânsito. No entanto, é um trânsito reduzido relativamente à importância do turismo no Algarve, o que vem a demonstrar que o turista estrangeiro vem de preferência de avião e não de carro. Com tudo, não é uma quantidade desprezível, mas fica muito aquém das galegas. Com o posto de V. V. de Ficalho, o trânsito entre Portugal e esta região fica em "apenas" 11.180 veículos/dia.

Finalmente, Castela e Leão e a região com menos relações com Portugal, se bem isso tem muito a ver com a escassa população existente nas áreas fronteiriças e alguns obstáculos naturais como o Douro Internacional, chamado Arribes ou Arribas em Zamora e Salamanca. O trânsito dos postos de Fuentes de Oñoro - Vilar Formoso e Quintanilha - San Martín del Pedroso fazem um total de 6.735 veículos/dia em média.

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