segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Fronteiras: Valença/Tui (Nova ponte sobre o Minho)

Uma das fronteiras que registam mais tráfego de viaturas é, sem dúvida, a fronteira de Valença/Tui, onde em 2004 se consolidava como a fronteira mais transitada, com umas 15.000 viaturas por dia. É de esperar que hoje esse trânsito seja ainda mais intenso por razões laborais em um e outro sentido e também por questões económicas (ida às bombas galegas, compras dos galegos em Portugal, etc.), bem como o turismo, que sempre é importante.

Precisamente foi a necessidade de ter uma ligação moderna o que justificou a construção desta nova ponte sobre o Minho, se bem que desde o ano 1993 já têm passado uns anitos. De resto, nada tem de particular esta fronteira, para além de comunicar as duas ribeiras do Minho, tão próximas económica e culturalmente.

Foto 1. Vista da fronteira da última área de repouso da A-3/IP-1.
Foto 2. Nova ponte internacional sobre o rio Minho (A-3/A-55).


Ver mapa maior

Mapa 1. Mapa de situação da ponte.

3 comentários:

  1. ¡Qué recuerdos! En los años 80' viví varios años en Vigo y por mi trabajo me tocó muchas veces ir a Valença do Minho por el antiguo puente de hierro, el cuál cruzé bastantes veces andando ya que por mi trabajo tenía que inspeccionar el cable telefónico coaxial que unía Valença y Vigo.

    En aquella época el puesto fronterizo era severo, mucho control, y sobre todo antes de 1986 cuando ni Portugal ni España habíamos ingresado en la Unión Europea.

    Curiosamente pasé por allí el mes pasado de vuelta de Porto, después de bastantes años.

    ResponderEliminar
  2. Yo también viví cuando era un niño en Galicia, aunque en la provincia de Ourense. También me acuerdo de las colas que se formaban en aquella época para pasar la frontera, en la década de los setenta y principios de los ochenta. Por algo soy rayano, claro. Je. Je. Je. Memorables.

    Gracias por seguir visitando este blog.

    ResponderEliminar
  3. Olá.
    Minha esposa é doutoranda do curso de memória social e patrimônio cultural na Universidade Federal de Pelotas, no Brasil, e está fazendo uma pesquisa sobre pontes binacionais. Assim, ela esta à procura de informações sobre a Ponte Internacional que liga Tui (Espanha) a Valença (Portugal), porem ela não esta encontrando algo sobre a patrimonialização desta Ponte, saberia me dizer qual a situação atual ou se ela já está classificada como patrimônio cultural?

    Agradecido!!!

    ResponderEliminar