domingo, 13 de dezembro de 2009

Fronteiras: Aldeia do Bispo/Navasfrías

Os amigos deste blogue felizmente continuam a aumentar. É com prazer que dou as boas-vindas a um novo amigo, professor do Ensino Secundário em Elvas e investigador, Arlindo Sena que tem vários blogues relacionados com a História e a Arte, mas também relacionados com estes temas raianos entre o que destaco «Memórias da Raia Ibérica».

O post de hoje está relacionado com a fronteira Aldeia do Bispo/Navasfrías. Esta aldeia da província de Salamanca conta com o facto de ter três fronteiras a ligar com as correspondentes aldeias portuguesas do concelho do Sabugal. De uma já falámos: a ligação por uma estrada de terra batida até Fóios, que na parte portuguesa é já alcatroada. De outra vamos falar em outra ocasião, com a ligação para Lageosa da Raia.

Como já referi para a fronteira de Fóios, o destaque vai para a paisagem. Uma paisagem onde domina essa espécie de transição climática que é o carvalho negro, conhecido em espanhol como rebollo ou melojo. Este tipo de espécies caracteriza-se pela marcescência, isto é, são caducifólias, mas as folhas não caem para o chão, limitando-se a se manterem na árvore até à saída dos novos brotes na primavera, o que dá um charme especial a este tipo de vegetação. São próprias de climas de transição, bem de um clima atlântico caracterizado pelas chuvas regulares, sem aridez estival, para um clima mais continentalizado e mediterrânico onde a característica básica é a aridez estival, pelo que é definitório de climas, como este da Beira Interior e as terras de Salamanca, com Invernos rigorosos e frios onde o clima não permite a «perda de tempo» que é a queda das folhas, sendo a sua permanência mais uma forma de adaptação ao meio.

De resto, as estradas são óptimas para o trânsito local, com uma renovação importante e recente para a ligação espanhola, que nos permite perdermo-nos por esses cantinhos entre as serras de Gata e Malcata e usufruir de belas paisagens e a tranquilidade e o sossego das aldeias. E, se calhar, poder ver ao vivo uma das manifestações culturais mais importantes da região: a capeia arraiana. Para quem não saiba, trata-se de uma corrida de touros específica das terras de Riba Côa, que atinge a máxima expressão em aldeias como Lageosa, Aldeia da Ponte ou Aldeia do Bispo. A cena do forcão é onde a tourada atinge o seu clímax.

O desenvolvimento da festa pode ver-se mais pormenorizadamente aqui. Infelizmente não tenho fotografias ilustrativas e como a minha política é incluir apenas fotografias minhas, uma visão da capeia arraiana pode ver-se neste link. Espero que gostem enquanto continuamos a aumentar o nosso conhecimento sobre o mundo esquecido dos arraianos...


Foto 1. Fronteira portuguesa vista da parte espanhola.
Foto 2. Fronteira espanhola vista da parte portuguesa.
Foto 3. Caminho de Navasfrías com vistas para a Serra de Gata.
Foto 4. Densa floresta com pinheiros e carvalhos negros.
Foto 5. Bosque de carvalho negro.


Ver Fronteira Alde num mapa maior

Mapa 1. Mapa de situação.

3 comentários:

  1. Otra que me falta por conocer.
    El mapa está algo anticuado. La carretera acaba en la frontera.

    ResponderEliminar
  2. Pues sí, tienes razón. Como hace poco que pasé por ahí, no te puedo decir si se debe a que solo llegaba la carretera portuguesa hasta la frontera y el resto era camino sin asfaltar (parece lo más lógico) o si la carretera era más estrecha, ya que no hay mucha definición de imagen en esta zona.

    Y sí, hay muchos lugares interesantes en la Raia. Este es uno de los que más me gustan en esta zona.

    ResponderEliminar
  3. Caro Blogger

    Obrigado pela referência aos meus blogues, mas gostei muito da vosso blog, pela imagem e originalidade.
    Uma vez que hoje, estou no ensino secundário, mas estive algum tempo numa universidade estrangeira, onde me doutorei numa espaço fronteiriço e penso que fui o primeiro em Portugal. O meu blog, sobre a raia ainda está muito no início... Por isso mesmo, achei muito mérito, no vosso blog, pois em estudos e registos sobre a raia, nós somos muito pobrezinhoas....Um abraço, um bom ano de 2010 e felicidades e êxitos para o vosso blog

    Arlindo Sena

    ResponderEliminar