As fronteiras têm a particularidade de que podem aparecer em qualquer lado, mesmo naqueles lugares menos insuspeitos. É o caso da linha de fronteira que decorre a apenas uns metros da estrada local que liga a aldeia e freguesia de Campo Maior de Nossa Senhora de Graça dos Degolados com a povoação de Ouguela.
A um pulo, pelo caminho de terra batida, como se pode apreciar nas fotografias, a linha de fronteira surge no meio de um cúmulo de vedações de arame farpado que a delimitam, sendo que os marcos fronteiriços seguem a linha das vedações junto do caminho rural que terá a sua continuidade até à barragem do Abrilongo, uma das ribeiras que constituem um dos afluentes do rio Xévora.
Do lado de Espanha, no município de Alburquerque, contempla-se uma bela paisagem de montado que é ainda uma reserva de caça como indica o sinal em espanhol. Do lado português a zona de caça é também marcada pelo sinal correspondente em português. Refira-se ainda o facto de o lado espanhol apresentar o nome do dono com um sinal de fundo verde com o seu último nome: «Gragera» que é, aliás, um apelido muito típico da Extremadura espanhola.
O local resulta especialmente indicado para um agradável passeio pelo campo, no fim da tarde, enquanto se desfrutam de belas vistas da planície, convidativas ao sossego e à serenidade.
Foto 1. Caminho de terra batida do limite fronteiriço até à estrada pavimentada.
Foto 2. Caminho rural visto do limite fronteiriço. À direita ficam os marcos fronteiriços que delimitam a fronteira espanhola.
Foto 3. Ponto de encontro das reservas de caça espanhola e portuguesa.Foto 4. Linha de vedação que delimita a fronteira campo através, no meio do montado.
Foto 5. Marco fronteiriço visto do lado de Portugal.
View Curiosidades fronteiriças: Degolados (c. de Campo Maior) in a larger map
View Curiosidades fronteiriças: Degolados (c. de Campo Maior) in a larger map
P.S.: Damos as boas-vindas a um novo membro da Rede Social Google, NEZOCA. Esperamos que continue a gostar do blogue!
A very funny border indeed!
ResponderEliminarAll the best.
Funny? Of course, but not the only one. You will see more!
ResponderEliminarCorrendo o risco de me repetir: Muitos Parabéns por mais este texto fantástico! :-)
ResponderEliminar