quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Amareleja/Valencia de Mombuey

Da Beira Interior ao Baixo Alentejo. Eis aqui uma fronteira também pouco conhecida que liga Valencia de Mombuey, na província espanhola de Badajoz, à Amareleja, no concelho de Moura.
A fronteira realmente nada tem de especial, a não ser a paisagem típica de montado alentejano. Trata-se de uma dessas fronteiras para trânsito local abertas ao abrigo dos fundos comunitários uma vez que as "fronteiras" têm caído com a integração de Portugal e Espanha no Espaço Schengen.

O positivo é que permite a passagem normal de viaturas e relançar relações que nunca morreram, mas talvez estavam meio dormidas. As fotografias, tomadas no final da primavera, mostram um país quente e árido. Não é por acaso que foi na Amareleja onde se registou a temperatura com o máximo absoluto mais elevado do nosso país, segundo informa o site do Instituto de Meteorologia quando se atingiram os 47,4ºC! o dia 1 de Agosto de 2003, um ano que vai, certamente, passar à História pelas vagas de calor e os incêndios que assolaram o país.

Deve ser por isso também que é lá onde está a ser operativa uma central solar fotovoltaica. Afinal tem de se aproveitar tudo... Mas nem tudo tem de ser mau. Deliciem-se com um gaspacho alentejano ou uns secretos de porco preto em alguns dos restaurantes da região. Vão adorar!

Foto 1. Fronteira espanhola de Valencia del Mombuey.
Foto 2. Lado português da fronteira (sem sinalética :-( )

Foto 3. Vista da planície na fronteira. Terras de Moura e Barrancos.
Foto 4. Vista geral da Amareleja.

1 comentário:

  1. Uma fronteira que realmente encanta pelos montados, mas para mim é mais que isso, pois cresci ai, e ai vivi nove anos, donde meu irmão mais velho viveu muito mais. O que a conheço a "palmo" e outras belezas que aqui não estão descritas. A entrada no Espaço Schengen, em 1992 , no tocante a Guarda Fiscal foi extinta. Havia um Posto da Guarda Fiscal, onde agora esta ser utilizado, para pássaros migratórios.. Além da beleza tem para mim um valor sentimental...

    ResponderEliminar