terça-feira, 7 de outubro de 2008

Aldea del Obispo/Vale da Mula

Vale da Mula é uma aldeia e freguesia do concelho de Almeida, enquanto Aldea del Obispo é um município da província espanhola de Salamanca. Situadas apenas a um quilómetro, quilómetro e meio uma da outra, eram, no entanto, duas aldeias separadas até 1991 pela ribeira de Tourões. Foi nesse ano que, por iniciativa dos vizinhos de ambas as aldeias, decidiram alargar a ponte sobre a ribeira. Uma ponte ilegal que esteve a ponto de ser derrubada pela sua ilegalidade. Felizmente não foi assim e hoje até conta com uma estrada em um estado razoável, alcatroada, e não de terra batida, como era no início.

Para mais esclarecimentos, são úteis os seguintes links do Jornal da Beira que podem ser vistos aqui e aqui.

No meio de ambas as duas aldeias fica o Forte da Conceição ou Fuerte de la Concepción, que se ergue, sobranceiro, sobre um pequeno outeiro donde se podem ser divisadas, um forte que teve as suas origens no século XVII no marco da guerra da Restauração e que foi construído num estilo Vauban no século XVIII para ficar logo abandonado a partir do século XIX até a actualidade, constituindo hoje um testemunho mudo da História, de uma História que não conseguiu, e ainda bem, quebrar as relações entre ambos os lados da fronteira.

Caso se queira visitar, ambas as aldeias fazem parte de um percurso de fortificações pela Raia junto de Ciudad Rodrigo, Almeida e S. Félix dos Galegos, num marco de cooperação transfronteiriço. Vale a pena, até porque a região é muito interessante em termos de património: Castelo Rodrigo, Trancoso, as gravuras rupestres do Vale do Côa e o vizinho Douro, na zona onde começa o Douro vinhateiro, Património Mundial da UNESCO,... Sem dúvida uma boa escolha para um fim-de-semana ou até umas mini-férias longe das zonas mais movimentadas, mas com bons equipamentos em geral, tanto a nível hoteleiro como de pequeno comércio.

Foto 1. Ribeira de Tourões. Parte espanhola à direita.
Foto 2. Fronteira espanhola.
Foto 3. Fronteira portuguesa.
Foto 4. Vista geral de Vale da Mula (c. Almeida, Beira Interior).
Foto 5. Vista geral de Aldea del Obispo (Salamanca).

1 comentário:

  1. Neste momento o Forte foi restaurado e transformado numa unidade hoteleira.

    ResponderEliminar