História: Fronteira luso-espanhola "reconhecida" em cerimónia com 144 anos
Hinojosa de Duero, Espanha, 22 Out (Lusa) -- Autarcas dos municípios fronteiriços de Freixo, em Portugal e de Vitigudino, em Espanha, repetiram hoje uma cerimónia que se realiza há 144 anos, assinando um documento que reconhece a fronteira entre Espanha e Portugal.
Trata-se da "Assinatura de Las Murgas", um acto simbólico que se subscreve de forma anual e bilateral desde 1864 e que "serve para identificar a fronteira natural marcada pelo rio Douro".
Para José Francisco Bautista, alcaide de Vitigudino, a cerimónia, que se repete desde 1864, pretende também intensificar o relacionamento entre os dois lados da fronteira.
A opinião é partilhada por José Manuel Caldeira, autarca de Freixo, na opinião do qual "o relacionamento entre os povos dos dois lados da fronteira se tem vindo a consolidar", especialmente na promoção de acções conjuntas no sector do turismo.
Já na terça-feira uma cerimónia idêntica tinha sido realizada na autarquia de Figueira de Castelo Rodrigo, com representantes das províncias espanholas de Salamanca e Zamora.
ASP.
Lusa/Fim
Sem comentários:
Enviar um comentário