segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Vila Nova de Cerveira/Goián

Até há relativamente pouco tempo o único posto fronteiriço existente entre o Norte de Portugal e a Galiza para estes lados da ribeira do Minho era a fronteira Valença/Tui pela velha ponte Eiffel sobre o Minho. Com a entrada de Portugal e Espanha na União Europeia e os acordos luso-espanhóis, de forma progressiva foi possível atravessar a fronteira com as novas pontes que se foram construindo. A mais recente foi a chamada Ponte da Amizade entre Vila Nova de Cerveira e Goián, no concelho galego de Tominho.

Aberta desde Junho de 2004, esta ponte suporta agora um intensíssimo trânsito transfronteiriço, em ambos os dois sentidos, atraídos, sem dúvida, por diversos motivos, aos quais não são alheios a beleza do vale do Minho e as aldeias e vilas ribeirinhas como Vila Nova de Cerveira. Antigamente o trânsito fazia-se por meio de um ferry-boat que ainda liga ambas as duas localidades tal como ainda se faz entre Caminha e Camposancos (A Guarda).

Esta região é, sem dúvida, uma das mais belas e lindas do Minho, e mostram uma continuidade no espaço que vai além fronteiras: um rio, dois países, mesma paisagem, mesma gente. A fronteira não foi capaz de apagar os contactos entre pessoas, mesmo nas épocas mais difíceis, até porque a língua ajuda(va), vistas as semelhanças entre o galego e a nossa língua portuguesa. O resultado é uma intensa relação comercial e cultural entre ambos os lados do Minho que não pode senão ser incentivada.

Não podemos esquecer o importante papel de Vila Nova de Cerveira como polo cultural com a Escola Superior Gallaecia, que oferece quatro licenciaturas em Arquitectura, Design e Paisagismo, frequentada por estudantes de ambos os lados da fronteira. Ou o festival de cinema galego e português Filminho que decorre nas localidades de Vila Nova de Cerveira e Goián. Ou as feiras, ou o comércio, ou o Aquamuseu do Minho onde se pode ver uma amostra da variedade natural do rio Minho: aquário, pesca, etc. Sem dúvida uma forte razão para deixar-se cair por esses lados e fazer uma visitinha...

Para finalizar, nada melhor que contemplar as seguintes fotografias se deliciar com a beleza da região, mesmo longe da zona.

Foto 1. Vila Nova de Cerveira e rio Minho vistas da Pousada de D. Dinis e ponte da Amizade ao fundo.
Foto 2. Ponte da Amizade e rio Minho (Galiza, esquerda; Portugal, direita).
Foto 3. Pôr do sol no rio Minho (Goián à frente).
Foto 4. Rio Minho e embarcadouro do ferry-boat V.N. Cerveira (esquerda)/Goián (direita). Aldeia de Gondarém ao fundo.
Foto 5. Vista geral de Vila Nova de Cerveira.

Sem comentários:

Enviar um comentário