Iniciou-se a sua construção na Guerra da Restauração, em 1663, no dia 8 de Dezembro (daí o seu nome), mas foi destruído no ano seguinte, após a vitória portuguesa na batalha de Castelo Rodrigo. Foi reconstruído entre 1736 e 1758, mas com a Guerra Peninsular foi desactivado pelo Duque de Wellington em 1810, após a invasão de Portugal pelo general francês Massena. Desde então ficou como ruína até hoje.
Importa salientar a sua posição estratégica, que é bem visível pelo território que domina ao seu redor. Embora se erga, sobranceiro, sobre um pequeno outeiro não demasiado alto, controla a região que se extende até Fuentes de Oñoro a Sul, Castillejo de Dos Casas a Leste, Aldea del Obispo a Nordeste e, sobretudo, Vale da Mula a Poente, já em Portugal.
É imperdível a sua visita para quem ser fã das construções militares abaluartadas, juntamente com a vizinha Almeida, sita apenas a 8 km. Para mais especificações técnicas sobre a fortaleza, existe um bom artigo na Wikipédia espanhola (a Wiki portuguesa apenas faz uma referência muito superficial sobre o assunto) e pode ser consultado aqui.
Foto 1. Entrada ao forte.
Foto 2. Ruínas da fortaleza (Norte).
Foto 2. Ruínas da fortaleza (Norte).
Lo tengo en mi lista de visitas futuras, ya que aunque estuve muchas veces por la zona no lo conozco.
ResponderEliminarPues es una zona con un valor histórico impresionante y tiene unos paisajes espectaculares, tanto del lado de Portugal como de España.
ResponderEliminarHola, he encontrado un blog con fotos de un forte militar abandonado en la raia hispanolusa, próssimo próssimo a Salamanca
ResponderEliminarhttp://www.mundoparapsicologico.com/misterios/reportaje-fotografico-fuerte-militar-abandonado-en-portugal/
Podrías decirme dónde está situado y cuál es su nombre. Es para incluirlo en mi blog OTRAS RUTAS MALATAO. Obrigado
He dejado respuesta en su página web. Espero que le sea útil.
EliminarSaludos.