quinta-feira, 19 de junho de 2008

Baixo Alentejo: Ficalho/Rosal de la Frontera

Para quem vem de Lisboa em sentido Sevilha ou vice-versa, a fronteira de Ficalho é a saída natural ou entrada para o nosso país. Apesar de ser uma via natural de saída, não é uma opção muito utilizada, talvez devido ao estado das estradas, designadamente o IP 8 e a N-433 espanhola. O valor paisagístico da região é muito elevado, visto estarmos perante uma área onde persiste a tradição do montado alentejano e da dehesa na parte da Andaluzia, que faz com que a cria o porco preto esteja particularmente desenvolvida, para além das indústrias agro-alimentares derivadas. Também é importante a oliveira, se bem em zonas que ficam mais longe da fronteira, nomeadamente entre Serpa e Moura, mas também o concelho de Barrancos.

Enquanto Vila Verde de Ficalho é uma tranquila e pacata aldeia alentejana, Rosal de la Frontera corresponde muito bem com os traços característicos de uma aldeia andaluza: marquises, grades nas janelas, etc. O comércio tem-se desenvolvido muito, se bem, nos últimos anos, o diferencial de preços em favor de Espanha, tem feito com que muitos portugueses vão lá encher o seu depósito de gasolina ou fazer algumas compras. Até o Día, que é o nome que recebe em Espanha, tem em Rosal o nome de Mini Preço!

Foto 1. Av. de Portugal em Rosal de la Frontera (Huelva, Andaluzia, Espanha).

Foto 2. Posto fronteiriço do Rosal (ao fundo).

Foto 3. Marco fronteiriço 1047 Portugal/Espanha.

Foto 4. Posto fronteiriço de Ficalho.

Foto 5. Vista geral de Vila Verde de Ficalho.

4 comentários:

  1. UM BRASILEIRO EM ROSAL DE LA FRONTERA. Fico muito contente ao encontrar este BLOG descrevendo a simpática ROSAL.... Em verdade no ano de 1995 viajei de Lisboa para visitar Sevilha, Córdoba e Granada e procurando o caminho mais curto fui premiado conhecendo a pequena mas simpática ROSAL.Aí parei e fiz uma boa refeição na margem da "carretera" .Já estou com saudades desta região. Obrigado pelo POST.
    NEWTON BOPPRE CORREA - TRAMANDAÍ -RIO GRANDE DO SUL - BRASIL.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado eu. É sempre lindo ver que temos leitores do outro lado do Atlântico. Volte sempre para se deliciar com os novos posts!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Olá, gostaria de saber se há ônibus de Ficalho para Rosal de la Frontera. Muito obrigada

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente acho que não há. Mas como há menos de 8 km. entre ambas as localidades, não deve ser caro ir de taxi ou até é possível que alguém possa dar uma boleia (carona) pois os habitantes são simpáticos por norma. Daí, em Rosal, há camionetas até Sevilha e Huelva. Os transportes públicos transfronteiriços a nível local costumam ser quase inexistentes a não ser em pontos específicos muito povoados tipo Vigo-Tui-Valença, Chaves-Verín ou Elvas-Badajoz, até porque não compensam pela pouca população que há na Raia.

    ResponderEliminar