segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Fronteiras: Portela do Homem

No Parque Nacional da Peneda-Gerês, que agora faz parte também do Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés, encontramos uma das fronteiras onde a paisagem envolvente da Natureza atinge uma espectacularidade ímpar. Falamos da fronteira da Portela do Homem.

Esta fronteira, para além de ser a única do distrito de Braga e do Baixo Minho, é a via de entrada entre a Galiza e o coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, no concelho de Terras de Bouro. As paisagens são, obviamente espectaculares e por si só merecem uma visita.

O lugar já fora muito transitado mesmo na Antiguidade, como mostram os restos arqueológicos existentes da via romana que ligava Braga (a antiga Bracara Augusta) com Astorga (a antiga Asturica Augusta), incluindo marcos miliários. Mas não só. A região é rica em águas termais, facto que põe em relevo pelas termas de Rio Caldo, no concelho de Lobios, na Galiza, e, obviamente, pelas termas do Gerês, já no nosso país. Mas, se a parte da Galiza as montanhas aparecem com pouca vegetação, já não é o caso da vertente portuguesa onde a floresta é rica e viçosa. Existem inúmeras espécies características do bosque atlântico que oferecem sombra e frescura nos dias quentes do Verão.

As caminhadas são uma óptima forma de conhecer o território em ambos os lados da fronteira, para além de obsequiar-nos com paisagens de indecifrável beleza. Do lado português o acesso está condicionado com o intuito de limitar o trânsito. É por isso que há dois postos de controlo: o primeiro, para quem vem da Galiza, mesmo depois de passar a fronteira; o segundo, na Portela de Leonte, depois de termos deixado a vila do Gerês. Antigamente o controlo fazia-se por intermédio de um bilhete onde os funcionários anotavam a hora de entrada para evitar paragens no meio do caminho, já que o tempo de percurso de carro estava limitado a 15 minutos. Agora faz-se um pagamento simbólico de 1,50 EUR. Esta parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês recebe o nome de Mata da Albergaria e constitui a parte mais espectacular do percurso, o que inclui as cascatas do rio Homem, já perto da fronteira, e lugar ideal onde tomar um refrescante banho. As águas são mesmo limpas e cristalinas e existem piscinas naturais de até mais de 4 metros de profundidade. Além disso, daí parte um percurso até as Minas dos Carris, perto da nascente do rio Homem e perto, obviamente, da fronteira.

Não é preciso dizer mais nada: a região vende-se por si só!


Foto 1. Fronteira portuguesa vista do lado da Galiza.
Foto 2. Fronteira galega vista do lado de Portugal.
Foto 3. Fronteira portuguesa. Antiga alfândega e café.
Foto 4. Sinalética da fronteira (Foto enviada atenciosamente por David García Riesco, leitor do blogue).
Foto 5. Sinalética da fronteira (Foto enviada atenciosamente por David García Riesco, leitor do blogue).
Foto 6. Restos da via romana de Braga a Astorga, já em terras galegas.
Foto 7. Outra vista da calçada romana e dos marcos miliários.
Foto 8. Cascata do rio Homem, a 800 metros da fronteira.
Foto 9. Cascata do rio Homem em um dia quente de Verão.
Foto 10. Cascata do rio Homem (pormenor).
Foto 11. Portela do Homem (ao fundo) e vista geral do Parque Nacional da Peneda-Gerês vistos da Pousada da Caniçada.

Mapa 1. Mapa de situação.
Ver Fronteiras: Portela do Homem num mapa maior

6 comentários:

  1. Parabéns pelo blogue! Aqui um documentário fronteiriço que hai que conhecer: http://video.google.es/videoplay?docid=8384521364641041210#

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo link. Já vou ver o documentário. Parece interessante!

    ResponderEliminar
  3. Hola!

    En primer lugar, gracias a Gaiato Alentejano por publicar las fotos q envie, me alegro q t hayan gustado.
    He echado un vistazo al video y me he acordado que hace unos años echaron un documental titulado "y Dios creó la frontera", eso es, un documental acerca de la raya/raia entre España y Portugal, desde el Miño, hasta la frontera del Guadiana.
    He de decir que se trató de un documental muy interesante, además de que entrevistaban a gentes de un lado y de otro de la raia, su forma de vida, etc. También, de que muchos de esos pueblos vivían del contrabando, y otro tema también son los llamados "pueblos mixtos".
    Es una lastima que, buscando en el youtube, no dé con este documental, porque la verdad lo recomendaba.

    Saludos!

    ResponderEliminar
  4. Só um pormenor... As termas de Rio Caldo são portuguesas! Rio Caldo pertence ao distrito de Braga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As termas de Río Caldo que referi pertencem ao concelho galego de Lobios e, curiosamente, apresentam o mesmo nome da citada localidade que o senhor indica. Daí a confusão.

      Eliminar
  5. Pola Portela do Homem saíron os derrotados combatentes liberais portugueses cara 1830 e pico, escollendo esta rota por medo á sanguenta represión dos miguelistas. Na Portela foron desarmados polos militares españois, proseguindo viaxe ra Coruña, onde embarcaron bastantes cara Inglaterra, que formarían despois o cerne da forza libera,l cando voltaron a Portugal anos mais tarde. A pesar do apartado do lugar, foi esceario de moitos acontecementos. E non só na remota antiguidade.
    Un saudo para Faría (Viana do Castelo), xa me gostaría volvelo ver.
    Nogueira (Vigo)

    ResponderEliminar