quinta-feira, 15 de março de 2012

Curiosidades fronteiriças: Fronteira nos Degolados (c. de Campo Maior)

As fronteiras têm a particularidade de que podem aparecer em qualquer lado, mesmo naqueles lugares menos insuspeitos. É o caso da linha de fronteira que decorre a apenas uns metros da estrada local que liga a aldeia e freguesia de Campo Maior de Nossa Senhora de Graça dos Degolados com a povoação de Ouguela.

A um pulo, pelo caminho de terra batida, como se pode apreciar nas fotografias, a linha de fronteira surge no meio de um cúmulo de vedações de arame farpado que a  delimitam, sendo que os marcos fronteiriços seguem a linha das vedações junto do caminho rural que terá a sua continuidade até à barragem do Abrilongo, uma das ribeiras que constituem um dos afluentes do rio Xévora.

Do lado de Espanha, no município de Alburquerque, contempla-se uma bela paisagem de montado que é ainda uma reserva de caça como indica o sinal em espanhol. Do lado português a zona de caça é também marcada pelo sinal correspondente em português. Refira-se ainda o facto de o lado espanhol apresentar o nome do dono com um sinal de fundo verde com o seu último nome: «Gragera» que é, aliás, um apelido muito típico da Extremadura espanhola.

O local resulta especialmente indicado para um agradável passeio pelo campo, no fim da tarde, enquanto se desfrutam de belas vistas da planície, convidativas ao sossego e à serenidade.

Foto 1. Caminho de terra batida do limite fronteiriço até à estrada pavimentada.
Foto 2. Caminho rural visto do limite fronteiriço. À direita ficam os marcos fronteiriços que delimitam a fronteira espanhola.
Foto 3. Ponto de encontro das reservas de caça espanhola e portuguesa.
Foto 4. Linha de vedação que delimita a fronteira campo através, no meio do montado.
Foto 5. Marco fronteiriço visto do lado de Portugal.
Foto 6. Vista da planície do Alentejo em direcção à aldeia dos Degolados.



Mapa 1. Mapa de situação.


Mapa 2. Mapa específico.

P.S.: Damos as boas-vindas a um novo membro da Rede Social Google, NEZOCA. Esperamos que continue a gostar do blogue!

3 comentários:

  1. A very funny border indeed!
    All the best.

    ResponderEliminar
  2. Funny? Of course, but not the only one. You will see more!

    ResponderEliminar
  3. Correndo o risco de me repetir: Muitos Parabéns por mais este texto fantástico! :-)

    ResponderEliminar