quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Documento histórico: Cambedo da Raia (c. de Chaves) e a Guerra de Espanha

Com a inestimável ajuda de Luís Filipe Braz, um dos meus amigos do Facebook, pude obter um artigo jornalístico de 1987 relativamente aos acontecimentos que houve no Cambedo da Raia, na região do Alto Tâmega, no concelho de Chaves, em 1946 como consequência da Guerra de Espanha, relacionados com factos que tiveram lugar no outro lado da fronteira, no Alto Tâmega pertencente à Galiza.

Reproduzo aqui o artigo. As imagens poderão ser visualizadas num tamanho maior já que vou disponibilizá-las no meu mural de Facebook simplesmente clicando sobre elas. Apesar de alguma falta de definição, são perfeitamente legíveis. 

Espero que gostem e início com esta entrada a minha (demorada) rentrée neste último trimestre do ano.






8 comentários:

  1. A greatest entry, after a longest silence.
    This document is impressive indeed.
    Best wishes.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom documento, obrigado por partilhar
    Um 'saúdo' desde a Raia Seca

    ResponderEliminar
  3. Ainda não fui ao Cambedo, mas tenho que arranjar tempo para lá ir. Já fazia tempo que não te via, Luís. Está tudo bem contigo? O post está fantástico, "as usual". Grande abraço! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo bem sim, mas ainda tenho um pouco de preguiça. Adorava o "dolce far niente", hehehe; mas pronto, a vida não é bem assim, pelo que temos de continuar com a nossa rotina. Grande abraço para ti também! Se calhar, um dia destes passo por Bragança e podemos combinar um cafezinho. ;-)

      Eliminar
  4. Gostava de saber mais sobre esta " guerra" que ouve no Cambedo.
    Já que a minha avo tem algumas lembranças dela mas não gosta de falar muito sobre ela. E deixou-me com muita curiosidade de saber mais. Podia-me dizer onde posso arranjar mais informações?
    Obrigada.
    Bom trabalho ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem melhor sabe disto é a professora e antropóloga da FCSH da Universidade de Lisboa Paula Godinho. Especificamente sobre esta questão, Paula Godinho foi a coordenadora da obra colectiva:

      - "O Cambedo da Raia. 1946. Solidariedade galego-portuguesa silenciada", Ourense, Asociación Amigos da Republica, 2004.

      Questões relativas às relações transfronteiriças incluindo o Cambedo, da mesma autora:

      - « Oír o galo cantar dúas veces» -Identificacións locais, culturas das marxes e construción de nacións na fronteira entre Portugal e Galicia, Ourense, Imprenta da Deputación (Prémio Xésus Taboada Chivite 2008, Galiza, Espanha). Em galego.

      - «O leito e as margens - Estratégias familiares de renovação e situações liminares no Alto Trás-os-Montes raiano (1880-1988)», Lisboa, Colibri, 2006.

      Espero que a informação tenha sido do seu interesse e que sirva para o seu encontro com a História (real).

      Cumprimentos.

      Eliminar