quarta-feira, 18 de maio de 2011

Curiosidades fronteiriças: Vilarelho da Raia

Primeiro de tudo, espero que tenham gostado do novo visual do blogue. Pretende ser mais moderno, com ligações para as redes sociais e esteticamente mais agradável.

Hoje vou falar de curiosidades fronteiriças de Vilarelho da Raia, do concelho de Chaves, na região do Alto Tâmega. Já falei da fronteira entre esta localidade e a vizinha aldeia galega de Rabal e fiz aquela piada das couves galegas em território português e não no galego. No entanto, Vilarelho da Raia apresenta outros pontos fronteiriços menos conhecidos do que o seu ponto de passagem fronteiriço principal.

O primeiro é uma estrada de ligação com a aldeia galega de San Cibrao, no concelho de Oimbra, sendo que a parte galega está alcatroada até a ultima casa, próxima da fronteira, e a portuguesa é um caminho de terra batida. O segundo ponto situa-se à saída da localidade, na estrada de Vilarinho da Raia, onde uma estrada sem qualquer tipo de indicativo liga Vilarelho com Rabal. A única indicação da existência da fronteira é a mudança de piso e a sinalética em galego mesmo no limite fronteiriço.

Se já dissemos que o Alto Tâmega tem sido uma região onde a fronteira não foi entrave para as comunicações locais, em Vilarelho da Raia temos um bom exemplo da sua insignificância pois aparece completamente esbatida e só um visitante atento a pequenos pormenores é que dá pela sua existência.

Mais um motivo, pois, para fazer uma visitinha à região do Alto Tâmega.

Foto 1. San Cibrao: Vista geral e entroncamento com sinalização para Vilarelho da Raia.
Foto 2. Ponto fronteiriço visto do lado galego. A mudança de piso indica o limite fronteiriço.
Foto 3. Vistas para a região do Alto Tâmega do limite fronteiriço. Avista-se ao fundo Feces de Abaixo e a nova auto-estrada A75.
Foto 4. Fronteira portuguesa vista do lado da Galiza e marco fronteiriço. Ao fundo, Vilarelho da Raia.
Foto 5. Vista de Vilarelho da Raia e da aldeiazinha de Penedo do Corgo do limite fronteiriço.
Foto 6. Vilarelho da Raia e região do Alto Tâmega vista do limite fronteiriço.
Foto 7. Fronteira galega vista do lado de Portugal.


Ver Curiosidades fronteiriças: Vilarelho da Raia num mapa maior
Mapa 1. Mapa de situação.

3 comentários:

  1. Through Your delightful reports it continues my travel along the frontier between Portugal and Spain.
    All stations are attracting and misterious, because when I see a border I run with my mind and I dream about the past centuries, the victims of history and the pains of peoples who were living in the borderlines.
    All good wishes and LONG LIVE PORTUGAL!

    ResponderEliminar
  2. Se echan de menos tus post. Saludos.

    ResponderEliminar
  3. Gracias. Debería haber escrito un post indicando que tardaría en publicar algo, pero estuve muy ocupado con proyectos post-tesis doctoral y otras cuestiones. Y ahora en verano hice algunas escapadas y me entregué al 'dolce far niente'. No obstante, como saqué fotos para el blog, prometo en septiembre volver con energías renovadas. Espero no defraudar.

    ResponderEliminar