domingo, 30 de junho de 2013

Aldeias raianas: Cacela Velha (f. de V. N. de Cacela, c. de VRSA)

Se bem que não é uma aldeia que fique exactamente na linha de fronteira, faz parte do concelho raiano de Vila Real de Santo António (VRSA). Cacela Velha surpreende o viajante pela beleza das paisagens e do seu património, especialmente nos dias de Primavera, quando ainda não chegou a multidão de turistas que costumam abarrotar a região do Sotavento algarvio no Verão.

Cacela Velha, antigamente conhecida como Sítio da Igreja, parece ter sido um ponto de encontro de civilizações já na Antiguidade, já que há quem relacione a localidade com feitorias da época dos fenícios, no século VII e VI a.C. Importa salientar o facto de ser um lugar situado em altitude, numa elevação arenítica à frente da Ria Formosa, sendo que a vista da albufeira é simplesmente espectacular. Não admira, pois, que tenha sido um lugar cobiçado pela sua posição estratégica entre a foz do Guadiana e Faro.

Tendo sido ocupada na época romana, conhece uma etapa de esplendor sob a ocupação muçulmana, quando a região era conhecida como o al-Gharb al-Ándalus, isto é, o Ocidente do Andaluz, designadamente na época do Califado de Córdova, no século X, quando era conhecida por Hisn-Qastallah, nome do qual deriva o actual Cacela. Desta época sabemos que existiam algumas fortificações e uma economia baseada na pecuária (o nome árabe significa 'pastagem de gado') e nas actividades piscatórias.

A Reconquista portuguesa virá em 1240, dois anos após a reconquista de Castro Marim, por D. Paio Peres Correia (fundador da Aldeia de Paio Pires, na margem sul do Tejo, junto ao Seixal), tendo-lhe sido concedido foral pelo rei D. Dinis em 1283, estendendo-se pelo interior do actual concelho de Castro Marim, até à foz do Odeleite, afluente do Guadiana. No entanto, a pirataria e uma linha de costa que foi sofrendo as alterações devidas ao assoreamento da Ria Formosa nesta parte, fez com que a população fosse aos poucos retirando-se para o interior, mantendo-se apenas a fortaleza ou castelo onde morava o comendador, a igreja, as casas do prior, as casas da câmara e o pelourinho, ficando a população fora da vila.

O terramoto de 1755 e a fundação de VRSA em 1775 assestaram o golpe final com a incorporação do município por trasladação à nova vila. A região ficou reduzida a freguesia do concelho. O último acontecimento de importância foi o desembarque de uma pequena força liberal sob o comando do Duque da Terceira em 1833 aquando das guerras entre liberais e miguelistas que conseguiram libertar o Algarve e o Alentejo. Hoje Cacela Velha é uma pacata aldeia cuja paz é só perturbada pelas hordas de turistas que a invadem na época estival. Mesmo assim, vale a pena visitar!


Foto 1. Entrada à fortaleza.
 Foto 2. Ria Formosa vista de Cacela Velha na direcção de Tavira.
Foto 3. Fortaleza de Cacela Velha com vista à Ria Formosa na direcção da Manta Rota e VRSA.
Foto 4. Muralha da fortaleza com vistas para a Península de Cacela.
Foto 5. Perspectiva da fortaleza e da igreja matriz.
Foto 6. Fachada da Igreja Matriz.
 Foto 7. Largo Ibn Darraj al-Qastalli (poeta árabe de Cacela Velha).
Foto 8. Largo visto da Igreja Matriz com a Casa do Pároco ao fundo.
Foto 9. Casas típicas algarvias.
Foto 10. Casas da Câmara.
Foto 11. Casas típicas algarvias na entrada à aldeia.
Foto 12. Vista geral de Cacela Velha.


Mapa 1. Mapa de localização.

Mapa 2. Mapa de situação.

7 comentários:

  1. Tem uma ou outra imprecisão -- mas, no essencial, acho excelente. E fico, pela minha parte, agradecido -- tão ligado a Cacela... Gostava de lhe enviar uns livros sobre o assunto -- pf mande-me mensagem para blogcacela@gmail.com. Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu comentário. Queira por favor indicar aqueles pontos que não estejam de acordo com a realidade. Não posso saber tudo relativamente a cada uma das nossas histórias locais. E desde já agradeço a sua disponibilidade e simpatia.

      Abraço para si também!

      Luís.

      Eliminar
  2. ¿Qué pasó con el blog?. Un año ya desde el último post...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tienes toda la razón. Ha sido un "annus horribilis" para mí por motivos familiares por cuestiones de salud. No paré desde las vacaciones del año pasado con mi mujer con visitas a médicos e incluso algunos ingresos en el hospital. Aunque todavía no se acabó la historia, espero en breve comenzar a publicar de nuevo.

      Gracias por tu preocupación. Se agradece.

      Eliminar
    2. Confío en que todo se arregle pronto.

      Cambiando de tema, precisamente estuve en Cacela Velha y por todo el oriente del Algarve el pasado mes de septiembre.

      Eliminar
    3. Hola amigo. ¿Cómo va todo? Se echa de menos el blog.

      Eliminar
  3. Hola amigo. Estuve el fin de semana pasado recorriendo las aldeas de Castelo Bom, Castelo Mendo y Castelo Rodrigo y me acordé de este blog.
    Confío que se solucionaran los problemas de salud. Un abrazo.

    ResponderEliminar