segunda-feira, 8 de junho de 2009

Espaços fronteiriços: Grande Lago-Alqueva-I

Uma das grandes obras de engenharia da Europa foi a construção da barragem de Alqueva, que recebe esse nome da freguesia homónima do concelho de Portel, no Alentejo Central. A própria barragem encontra-se entre esta região e a do Baixo Alentejo, designadamente das terras de Moura. Foi uma obra muito polémica, cujo projecto iniciou-se em 1975, após o 25 de Abril, num intento de relançar a agricultura do Alentejo, mas sofreu várias interrupções até que os trabalhos foram reiniciados definitivamente em 1998, sendo que as comportas foram fechadas em 2002.

O enchimento da albufeira de Alqueva deu lugar à formação do chamado Grande Lago, que abrange os concelhos de Moura, Portel, Reguengos de Monsaraz, Mourão, Alandroal, Olivença, Cheles e Villanueva del Fresno. É, portanto, uma albufeira internacional, com uma parte espanhola e um comprimento de cerca de 100 km. Uma das actuações mais polémicas teve lugar com a construção da nova Aldeia da Luz, já que a velha Luz ficou submersa sobre as águas da barragem uma vez que ultrapassou a cota 143, sendo a cota máxima do coroamento da barragem de 154 m. Obviamente a albufeira está exposta a oscilações, mas normalmente fica entre a cota 148 e 150.

Isto faz de Alqueva o lago artificial mais extenso da Europa e uma óptima escolha para quem desejar praticar desportos náuticos. Há muitos lugares de interesse na região e vários empreendimentos turísticos que experimentarão um impulso notável com a inauguração ainda neste ano, do novo aeroporto de Beja que, pelos vistos, irá especializar-se em voos low cost, visando atrair clientes europeus que queiram ter uma segunda residência na região ou fazer uma simples viagem de fim-de-semana, para além de descongestionar os aeroportos de Lisboa e de Faro.

Seguem-se já uma selecção de fotografias da região. Como a lista é extensa, optei por reparti-las em três posts para facilitar a sua contemplação a pensar, bem naqueles que são da região e já conhecem, bem naqueles que não conhecem mas que gostariam de conhecer ou que podem tirar mais uma ideia para umas férias diferentes.

Passem e vejam!


Foto 1. Início do Grande Lago. O Guadiana entre Juromenha e Vila Real (Villarreal) de Olivença.
Foto 2. O Guadiana em Juromenha com as Terras de Olivença, além-Guadiana.
Foto 3. Noitinha no Guadiana. Juromenha vista do embarcadouro de Vila Real (Villarreal) de Olivença.
Foto 4. Cauda do Grande Lago em Juromenha (vista Sul).
Foto 5. Albufeira de Alqueva perto do Rosário (c. Alandroal) com a Serra da Lor (Olivença) ao fundo.
Foto 6. Albufeira de Alqueva vista perto do Rosário com as Terras de Olivença e do município de Cheles (Espanha) do outro lado do Guadiana.
Foto 7. Barragem de Alqueva no Rosário (Ribeira de Lucefecit).
Foto 8. Albufeira de Alqueva no Rosário (c. Alandroal). Vista geral.
Foto 9. Ribeira de Lucefecit no Rosário e terras espanholas de Cheles ao fundo.
Foto 10. Azenhas d'El Rei perto de Montejuntos e terras de Cheles (Espanha) do outro lado).
Foto 11. Azenhas d'El Rei. Outra vista.
Foto 12. Azenhas d'El Rei com as terras espanholas de Cheles ao fundo.
Mapa 1. Mapa geral de situação. Clique para ver num tamanho maior.



Ver Alqueva-I num mapa maior

Mapa 2. Mapa de situação das fotografias 1 a 4 (A orientação é sempre Norte-Sul).


Ver Alqueva-II num mapa maior

Mapa 3. Mapa de situação das fotografias 5 a 12.

Sem comentários:

Enviar um comentário